
O ISPA nasceu em 1977 de um grupo de alunos internos do antigo Colégio São Vicente, de Petrópolis.
Desde essa data, vem realizando um trabalho de formação moral e cultural de milhares de adolescentes e jovens.
Dentro de moldes atuais, mas sempre também dentro dos princípios morais, o trabalho é possível graças à liderança marcante dos educadores, com uma interação constante entre educadores e educandos, num ambiente totalmente familiar.
Segundo o seu diretor, Prof. Lincoln da Silva Costa, todo processo educativo só é possível se houver do educador uma liderança sobre o educando, fruto de uma admiração e respeito.
Dentro deste quadro o luxo está em segundo plano.
Os alunos internos do Instituto São Pedro de Alcântara passam de segunda a sexta-feira, na parte do colégio dentro da cidade, inseridos no convívio social urbano, e sexta-feira, na hora do almoço, vão para o sítio do colégio, em Araras, onde permanecem até domingo, com atividades esportivas, lazer e em contato direto com a natureza.
O sítio possui piscina, campo de futebol, represa, lago, além de criações de bovinos, suínos, etc.
Um lindo, mas raso, riacho corta toda a parte da frente do sítio, dando-lhe uma beleza toda especial.
São inúmeros os depoimentos, em redes sociais, de ex-alunos externando sua gratidão pelo tempo que passaram no ISPA como alunos internos.
O ISPA não está ligado a nenhuma entidade religiosa. Respeita todas as religiões, embora tenha uma missa um dia por semana.
Os alunos podem ir para casa todo final de semana, ficando isso a critério dos pais.
Em sua maioria, os pais procuram o colégio, porque pai e mãe trabalham e não conseguem acompanhar os estudos do filho.
Os pais demonstram claramente que reconhecem que os filhos estão “sem limites”, e procuram o colégio justamente para que recebam uma reeducação de limites e respeito dentro da sociedade.
Há casos, também, em que os pais procuram o internato para afastar o filho do perigo de más companhias.
Além das aulas curriculares, na parte da manhã, o resto do dia é distribuído em atividades com cursos extracurriculares (como inglês, academia, karatê, capoeira, informática, técnicas eletrônicas, desenho, música, etc.), em atividades esportivas, tempo de lazer e reuniões de formação.
O ISPA mantém uma turma de cada ano, com poucos alunos em cada ano (em média 20 alunos) para facilitar o rendimento escolar.
Os alunos interntos são em média 70, para que possa ser feito um bom acompanhamento, facilite um ambiente familiar, evitando que o aluno possa se sentir um “número” como poderia acontecer em um colégio muito grande.



