Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

O ISPA nasceu em 1977 de um grupo de alunos internos do antigo Colégio São Vicente, de Petrópolis. 
 
Desde essa data, vem realizando um trabalho de formação moral e cultural de milhares de adolescentes e jovens. 
 
Dentro de moldes atuais, mas sempre também dentro de princípios morais, o trabalho é possível graças à liderança marcante dos educadores, com uma interação constante entre educadores e educandos, num ambiente totalmente familiar. 
 
Segundo o seu diretor, Prof. Lincoln da Silva Costa, todo processo educativo só é possível se houver do educador uma liderança sobre o educando, fruto de uma admiração e respeito. 
Dentro deste quadr o luxo está em segundo plano. 
 
Os alunos internos do Instituto São Pedro de Alcântara passam de segunda a sexta-feira, na parte do colégio dentro da cidade, inseridos no convívio da comunidade, e sexta-feira, na hora do almoço, vão para o sítio do colégio, em Araras, onde permanecem até domingo, com atividades sportivas, lazer e em contato direto com a natureza. 
 
O sítio possui piscina, campo de futebol, represa, lago, além de criações de bovinos, suínos, etc. 
 
Um lindo, mas raro, riacho corta toda a parte da frente do sítio, dando-lhe uma beleza toda especial. 
 
São inúmeros os depoimentos, em ORKUT, de ex-alunos externando sua gratidão pelo tempo que passaram no ISPA como alunos internos. 
 
O ISPA não está ligado a nenhuma entidade religiosa. Respeita todas as religiões, embora tenha uma missa um dia por semana. 
Os alunos podem ir para casa todo final de semana, ficando isso a critério dos pais. 
 
Em sua maioria, os pais procuram o colégio, porque pai e mãe trabalham e não conseguem acompanhar os estudos do filho. 
 
Os pais demonstram claramente que reconhecem que os filhos estão “sem limites”,  e procuram o colégio justamente para que recebam uma reeducação de limites e respeitos dentro da sociedade. 
 
Há casos também ern que os pais procuram o internato para afastar o filho do perigo de más companhias. 
 
Além das aulas curriculares na parte da manhã, o resto do dia é distribuído em atividades com cursos extracurriculares (como inglês, karatê, informática, técnicas eletrônicas, música, etc.), em atividades esportivas, tempo de lazer e reuniões de formação. 
 
O ISPA mantém uma turma de cada série, com poucos alunos em cada série (em média 20 alunos) para facilitar o rendimento escolar. 
 
Os alunos interntos são em média 70, para que possa ser feito um bom acompanhamento, facilite um ambiente familiar, evitando que o aluno possa se sentir um “número” como poderia acontecer em colégio muito grande.